O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO:
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
O presente trabalho tem como tema “O currículo na educação: construção do conhecimento”, e busca refletir sobre a necessidade de introduzir o currículo nas escolas de ensino básico e discutir sobre sua função no desenvolvimento social, cultural, político e econômico dos estudantes, visando sua inserção na sociedade e que essa possa exercer seus direitos de forma plena e democrática. A escola deve primar por um currículo que atenda às necessidades das comunidades, independentemente de classe social, cultura, credo, ou qualquer outro tipo de distinção. O currículo não é estático, revelando-se flexível às mudanças de acordo com as demandas educacionais, objetivando um ensino-aprendizagem igualitário, no qual todos possam ter direito a uma educação que os promova tanto para o mercado de trabalho quanto para a iniciação científica.Os objetivos desta pesquisa são: geral: Compreender a importância do currículo no processo de ensino e aprendizagem. E os específicos são: Identificar os diferentes tipos de currículo, atentando para o mais adequado à realidade escolar; Entender o currículo como ferramenta essencial para o desenvolvimento da aprendizagem; Reconhecer o currículo como parte fundamental do Projeto Político Pedagógico da escola. A metodologia utilizada no presente artigo seguiu os princípios da revisão bibliográfica, haja vista que se valeu da pesquisa em livros, artigos e bancos de dados pertinentes ao assunto proposto para viabilização da análise.