O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO:

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Kleber Rogeres Monteiro Junior FACULDADE BRASILEIRA CRISTÃ
  • Scynthia Padovani Bernabé
  • Maria de Fatima Andrade Costa Henriques
  • Geane Aparecida Figueiredo Kuster
  • Patrícia Barbosa Faculdade Brasileira Cristã (FBC)

Resumo

O presente trabalho tem como tema “O currículo na educação: construção do conhecimento”, e busca refletir sobre a necessidade de introduzir o currículo nas escolas de ensino básico e discutir sobre sua função no desenvolvimento social, cultural, político e econômico dos estudantes, visando sua inserção na sociedade e que essa possa exercer seus direitos de forma plena e democrática. A escola deve primar por um currículo que atenda às necessidades das comunidades, independentemente de classe social, cultura, credo, ou qualquer outro tipo de distinção. O currículo não é estático, revelando-se flexível às mudanças de acordo com as demandas educacionais, objetivando um ensino-aprendizagem igualitário, no qual todos possam ter direito a uma educação que os promova tanto para o mercado de trabalho quanto para a iniciação científica.Os objetivos desta pesquisa são: geral: Compreender a importância do currículo no processo de ensino e aprendizagem. E os específicos são: Identificar os diferentes tipos de currículo, atentando para o mais adequado à realidade escolar; Entender o currículo como ferramenta essencial para o desenvolvimento da aprendizagem; Reconhecer o currículo como parte fundamental do Projeto Político Pedagógico da escola. A metodologia utilizada no presente artigo seguiu os princípios da revisão bibliográfica, haja vista que se valeu da pesquisa em livros, artigos e bancos de dados pertinentes ao assunto proposto para viabilização da análise.

Biografia do Autor

Patrícia Barbosa, Faculdade Brasileira Cristã (FBC)

Doutoranda em Ciências das Religiões, UNIDA. Professora da Faculdade Brasileira Cristã (FBC).

Downloads

Publicado

2024-03-12