OS DIFERENTES MODELOS DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rodolpho Henrique Waichert FBC
  • Maria de Fatima Andrade Costa Henriques
  • Kleber Rogeres Monteiro Junior

Palavras-chave:

Educação Infantil. Família. Aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa visa abordar os diferentes modelos da família na atualidade e sua função junto à escola. Nos últimos tempos, o conceito de família vem se modificando, seja em caráter público ou privado em prol do interesse da sociedade como um todo. Faz-se necessário um comprometimento assíduo da família com a escola, na melhoria da aprendizagem e educação do aluno. Nesse sentido, a instituição não é a única responsável pela educação, a família deve se relacionar com a escola de forma integral para que juntos possam oferecer qualidade e eficácia em todas as etapas de aprendizagem na educação infantil. É necessário que a escola promova atividades motivadoras para que a família possa participar desse processo com mais frequência. Sendo assim, a família deve buscar entender os objetivos e as propostas da escola para que na prática possa contribuir e alcançar a aprendizagem da criança a fim de uma formação ética, social e cultural. A família precisa ser vista pela escola como parte fundamental para que juntos possam buscar o desenvolvimento integral do aluno. O objetivo geral da pesquisa é reconhecer a importância da relação família-escola na educação infantil. A metodologia utilizada é um estudo bibliográfico através de livros e artigos disponíveis em bibliotecas, plataformas digitais e banco de dados.

Downloads

Publicado

2024-05-25