ASPECTOS PSICOLÓGICOS ACARRETADOS PELA DII – DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL- DOENÇA DE CROHN

Autores

  • Maressa Bartles da Silveira
  • Christiane Furlan Ronchete

Palavras-chave:

Doença de Crohn, Qualidade de vida, Terapia Multidisciplinar

Resumo

O artigo apresenta uma análise embasada em uma pesquisa qualitativa conduzida com pacientes do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), investigando os aspectos psicológicos resultantes da Doença Inflamatória Intestinal - Crohn. A pesquisa avalia o impacto dos sintomas tanto no âmbito social quanto no psicológico dos pacientes. Torna-se essencial adotar uma abordagem abrangente e holística, integrando uma perspectiva terapêutica multidisciplinar. Os resultados evidenciam como os indivíduos portadores da doença de Crohn percebem sua condição diante de uma enfermidade crônica. Eles enfrentam desafios ao buscar um prognóstico completo, frequentemente devido à obtenção tardia de informações, decorrente da falta generalizada de conhecimento sobre o tema. Os pacientes também manifestam preocupação em relação aos sintomas agressivos causados pela doença de Crohn e à incerteza associada ao tratamento.

Biografia do Autor

Maressa Bartles da Silveira

Graduada em psicologia pela Faculdade Brasileira Cristã.

Christiane Furlan Ronchete

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022). Atualmente é professora - Multivix - Centro Universitário e professora da Faculdade Brasileira Cristã (FBC).

Downloads

Publicado

2024-05-17

Como Citar

Silveira, M. B. da ., & Ronchete, C. F. . (2024). ASPECTOS PSICOLÓGICOS ACARRETADOS PELA DII – DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL- DOENÇA DE CROHN. Revista Ciência &Amp; Saúde Em Foco, 1(1), 105–120. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/cienciaesaude/article/view/93