O POVO DE ISRAEL E A QUESTÃO POLÍTICA

Uma leitura introdutória às questões sociais no Antigo Testamento

Autores

  • Oziel Da Rocha Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Religião; Política; Terra; Profetismo; Justiça.

Resumo

O artigo trata da trajetória do povo de Israel levando-se em consideração a questão religiosa como princípio de unidade política. Por meio deste trabalho, busca-se refletir sobre a ideia da terra prometida como lugar essencial à sobrevivência dos israelitas e sobre o movimento profético, porta-voz do Deus ético e justo, enquanto denunciador de injustiça social. Com base nas fontes bíblicas, esses dois elementos contribuíram para a consolidação de um povo religioso constituído historicamente por diversos grupos étnicos que compartilhavam a necessidade da conquista de terra. Esse povo, em determinado período, firmou-se a ponto de estabelecer uma monarquia, tornando-se evidente a relação predisponente entre religião e política no contexto bíblico.

Biografia do Autor

Oziel Da Rocha, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Filosofia pelo ISTA-BH e Licenciado em Sociologia pela UNIASSELVI. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade APOGEU (DF). Professor de Filosofia e Sociologia do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

17.06.2024

Como Citar

Da Rocha, O. (2024). O POVO DE ISRAEL E A QUESTÃO POLÍTICA: Uma leitura introdutória às questões sociais no Antigo Testamento. Revista Teológica Doxia, 9(13), 157–166. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/102