A PNEUMATOLOGIA DAS CONFISSÕES REFORMADAS

Temas trinitários, soteriológicos e eclesiológicos

Autores

  • Luciano Azambuja Betim Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Palavras-chave:

Catecismo e Confissão, Carismas, Iluminação, Pneumatologia

Resumo

O período subsequente à reforma tem sido denominado de ortodoxia protestante, na qual foram produzidas as grandes confissões de fé e catecismos. Neste artigo fazemos apontamentos históricos e apresentamos os principais elementos da pneumatologia reformada conforme ocorre nas confissões reformadas. O recorte recua nas confissões das igrejas reformadas holandesas (Confissão Belga e Catecismo de Heidelberg) e presbiterianas (Confissão e Catecismos de Westminster). A revisão de literatura interage com o texto das confissões e catecismos, dialogando com alguns autores da tradição reformada. Entre os temas destacamos: a divindade do Espírito, sua ação na regeneração, iluminação, santificação e concessão de carismas.

Biografia do Autor

Luciano Azambuja Betim, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)Pós-graduado em Teologia do Novo Testamento pela Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR). Graduado em Teologia pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR). Ministro Presbiteriano (IPB).

Downloads

Publicado

26.06.2024

Como Citar

Azambuja Betim, L. (2024). A PNEUMATOLOGIA DAS CONFISSÕES REFORMADAS: Temas trinitários, soteriológicos e eclesiológicos. Revista Teológica Doxia, 9(13), 184–193. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/104