DA INTERIORIDADE À TRANSCENDÊNCIA

ASPECTOS DA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA DE AGOSTINHO DE HIPONA

Autores

  • Antonio Eduardo Pereira Pontes Oliveira PUC/PR

Palavras-chave:

Agostinho de Hipona. Antropologia Teológica. Gnosiologia. Teoria do Conhecimento. Interioridade. Transcendência.

Resumo

Partindo do conceito agostiniano de Verdade e de Felicidade próprias às estruturas ontológicas humanas, deseja-se elaborar, neste artigo, uma sintética adução dos momentos gnosiológicos no pensamento agostiniano, elemento de sua antropologia teológica. Todavia, primeiramente, impõe-se a necessidade de, desde já, afirmar que, no conjunto do pensamento de Agostinho de Hipona (354-430), não é possível, por um mero processo gnosiológico, a contemplação da Verdade e, por conseguinte, o alcance de uma vida interminavelmente feliz. É inexorável, neste itinerário, em viés agostiniano, um percurso existencial e espiritual, que envolve a totalidade da pessoa. Neste artigo, será mister fundamentar, em primeiro lugar, a própria possibilidade de conhecer que se funda, na filosofia agostiniana, na existência, isto é, o cogito agostiniano. Em seguida, descrever-se-á, brevemente, a construção do conhecimento no pensamento agostiniano. E, por fim, dar-se-á o passo de deduzir daí a imperfeição gnosiológica neste mundo, que só se saciará perfeitamente na contemplação eterna da Verdade. Este aspecto é o meandro, do ponto de vista gnosiológico, mas, fundamentalmente, existencial, antropológico, entre a vida humana e seu desejo de felicidade e a gratuita oferta divina da Salvação, inimaginável graça e bondade de Deus.

Biografia do Autor

Antonio Eduardo Pereira Pontes Oliveira, PUC/PR

Mestrando em Teologia na PUC/PR. Possui especialização em Liturgia pela Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), Curitiba, PR (2023) e em Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico pela Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), Curitiba, PR (2024). É estudante da Especialização Lato Sensu em O Pensamento de Joseph Ratzinger pela Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), de Curitiba/PR. Possui graduação em Filosofia (eclesiástica/curso livre) pelo Instituto Sapientia de Filosofia (2014) e graduação (bacharelado) em Teologia pela Faculdade Missioneira do Paraná (2018).

Downloads

Publicado

15.07.2024

Como Citar

Pereira Pontes Oliveira, A. E. (2024). DA INTERIORIDADE À TRANSCENDÊNCIA: ASPECTOS DA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA DE AGOSTINHO DE HIPONA. Revista Teológica Doxia, 9(13), 205–218. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/107