VINTE E QUATRO PÃES (Jo 6,35)

Autores

  • JOSÉ ANCELMO SANTOS DANTAS PUC-SP
  • Diego dos Santos Silva Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas “São Boaventura”,

Palavras-chave:

João 6, Jesus, Pão, Exegese Bíblica

Resumo

Ele, Jesus, o Filho, com sua fala na literatura do Quarto Evangelho ocupou  64 dos 71 versículos em todo o capítulo 6. Levou os interlocutores a pensar, a falar, a discordar e a aprender. Mas, embora não tenha sido compreendido por alguns judeus, ele catequizou ao deixar uma palavra forte e uma semântica equânime sobre o "pão (ἄρτος)". Vocábulo cuja presença se dá nas tradições do Quarto Evangelho por 24 vezes, sendo que somente no capítulo 6 aparece 21 vezes. Levando em conta que tudo, no que tange às tradições joaninas, pode ser símbolo de reflexão, 21 é sempre o resultado de 7 vezes 3. O diálogo de Jesus, à medida que avança por entre as microunidades literárias e/ou os versículos, ganha em espessura e ambientação temática. A temática do "pão (ἄρτος)", por exemplo, surgiu da necessidade de comer, pois ele sentiu compaixão da multidão. Chegando ao ponto de apresentar o pão como símbolo de sua própria vida e, mais ainda, como ele mesmo sendo o pão (Jo 6,35). Incompreensões surgirão, ao lado de murmúrios e reclamações (Jo 6,41). Mas Jesus, na condição de Filho, perseguiu a vontade do Pai (Jo 6,40). Este último o enviou (Jo 6,39) e a vontade do Pai não é outra, senão: "que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna" (Jo 6,40).

Biografia do Autor

JOSÉ ANCELMO SANTOS DANTAS, PUC-SP

É Presbítero da Diocese de Santo Amaro, com formação: Bacharel em Filosofia pelo Instituto Maria Mater Ecclesiae (2009); Bacharel em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI (2015), Pós-Graduado em Sagrada Escritura pela Faculdade Claretiano – Centro Universitário (2017), é Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC (2020) com a defesa de tese: “Moisés como quem não sabe falar - Um estudo exegético de Ex 4,10-17; 6,10-12.29-30 e da presença desse tema nos Evangelhos”. No momento está se doutorando em Exegese e Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC com o título: "Mais doces do que o mel” um estudo exegético do Salmo 19, com previsão de conclusão para 2024. Pastoralmente atua como Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, é Vigário Forâneo do setor pastoral de Santo Amaro, Membro do Conselho Econômico e Membro do Conselho Administrativo Diocesano junto a Diocese de Santo Amaro. Atualmente é Diretor Administrativo e Diretor do Curso de Teologia do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura e professor titular das disciplinas de Introdução ao estudo da Bíblia; História de Israel; Teologia do Pentateuco; Sapienciais e Salmos; Literatura Profética; Sinóticos e Atos; Literatura Joanina; Cartas Paulinas. É professor responsável pelas Disciplinas Sagradas Escrituras I, Sagradas Escrituras II , Sagradas Escrituras III e Sagradas Escrituras IV no Curso de Teologia do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro. É membro, na condição de doutorando, do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento) – ligado à PUC-SP; Professor Parecerista dos periódicos Unitas – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões (Qualis A4) e da Revista Uniítalo em Pesquisa (Qualis B2). Foi promotor Vocacional da Diocese de Santo Amaro no período de 2014 a 2020 e organizador do Evento Feira Vocacional no período de 2013 a 2020. Participou na condição de coapresentador do programa Páginas Difíceis da Bíblia exibido pela Rede Vida de Televisão, e atuou como comentarista junto ao programa “Grupo de Reflexão Bíblica São Jerônimo” exibido pelo canal do Youtube. Autor de diversas produções técnicas escritas e de estudos publicados acerca da exegese bíblica.

Diego dos Santos Silva , Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas “São Boaventura”,

Graduando em Teologia pelo Instituto São Boaventura.

Downloads

Publicado

04.07.2025

Como Citar

SANTOS DANTAS, J. A., & dos Santos Silva , D. (2025). VINTE E QUATRO PÃES (Jo 6,35). Revista Teológica Doxia, 10(14), 153–162. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/163