O ENSINO RELIGIOSO E SEUS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA ATUALIDADE

Autores

  • Armando Silvestre

Palavras-chave:

Ciência Política e Teologia,, Ensino Religioso, Estado laico, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O estudo é uma contribuição para a discussão sobre a diversidade e o panorama do Ensino Religioso (ER) no contexto da legislação vigente, em um Estado laico que não é um Estado ateu e, portanto, deve garantir a expressão religiosa, porém sem proselitismo e com respeito aos Direitos Humanos (DH) e às garantias constitucionais. Objetivos dessa pesquisa: analisar os desafios do ER no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e expor a condição atual da disciplina ER; descrever um sucinto histórico do campo e da legislação correspondente; listar os desafios enfrentados com a atual política educacional brasileira e, ainda, analisar a padronização dos conteúdos (Objetos de conhecimento), em seu contexto jurídico onde vige a constitucionalidade do ensino confessional. Aqui há um breve panorama da legislação para a disciplina ER no Brasil. A metodologia de pesquisa emprega foi a de revisão bibliográfica e documental, que consiste em uma revisão de material bibliográfico relativa à temática do ER em um país laico, respeitando-se a diversidade religiosa e os DH.

Biografia do Autor

Armando Silvestre

Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Licenciado em Filosofia pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor Substituto no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

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Publicado

16.04.2024

Como Citar

Silvestre, A. (2024). O ENSINO RELIGIOSO E SEUS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA ATUALIDADE. Revista Teológica Doxia, 9(13), 72–80. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/21