DE AMÓS A JESUS DE NAZARÉ

O profetismo em Israel e suas implicações para hoje

Autores

  • Jansen Racco Botelho de Melo
  • Antonio Lucio Avellar Santos UNIGRANRIO (RJ)

Resumo

O movimento profético em Israel, quando da parte dos verdadeiros profetas de Iahweh-Javé, sempre esteve ao lado da justiça conforme os desígnios deste Deus dos judeus. Portanto, movimento direcionado muito mais aos (as) sofridos (as) de Israel, o que na Teologia Bíblica do Antigo ou Primeiro Testamento, convencionou-se a ser compreendido como o povo da terra ou campesinato, gente que com o passar da linha histórica passou do regime seminômade para o sedentarismo ao chegar às montanhas da Palestina ou Terra de Israel. Veremos que o profetismo está bem mais próximo dos pobres, Deus condenando os poderosos, as autoridades, em benefício do campesinato, mas em outras tantas situações também profecia da desgraça para o povo e a monarquia em determinados momentos da História de Israel. É para os poderosos, os abastados de Israel que o movimento profético se torna mais duro e constante através dos tempos, pois são eles que deveriam exercer a prática da justiça para todo o povo, devido às suas posições (status), dentro da sociedade, como, por exemplo, o movimento monárquico iniciado pelo rei Saul. Também aqui estão outras famílias abastadas e influentes em meio ao povo na tomada de muitas decisões que afetariam a maioria, ou seja, o homem do campo e sua família em Israel. Em meio a algumas possibilidades entre homens e mulheres que em Israel se fizeram instrumento, boca do próprio Iahweh no movimento profético, escolhemos o profeta Amós como um dos grandes exemplos do profetismo em Israel do seu tempo, ou seja, o 8º século a. C.

Biografia do Autor

Jansen Racco Botelho de Melo

Doutor e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na área de Teologia Sistemático-Pastoral. Especialista em Ciência Política pela Unyleya. Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Licenciado em História pela Universidade Católica de Petrópolis-RJ. Idealizador do projeto que mantém um canal no YouTube, o Café com Teologia.

Antonio Lucio Avellar Santos, UNIGRANRIO (RJ)

Mestrando pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na área de Teologia Sistemático-Pastoral. Pesquisa suicídio na Ditadura Militar no Brasil (1984-1985) com ênfase em Frei Tito de Alencar Lima. Possui Pós-Graduação em Política Social pela UNIGRANRIO, Pós-Graduação em Ciências da Religião pela FATERJ (Faculdade de Teologia do Estado do Rio de Janeiro), Bacharel em Teologia pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), Bacharel em Teologia pelo STBSB (Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil). É professor do IET (Instituto de Educação Teológica), e professor do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UNIGRANRIO. É professor de cursos online do Café com Teologia.

Downloads

Publicado

23.09.2023

Como Citar

Melo, J. R. B. de ., & Santos, A. L. A. . (2023). DE AMÓS A JESUS DE NAZARÉ: O profetismo em Israel e suas implicações para hoje. Revista Teológica Doxia, 8(12), 98–110. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/34