PAPEL DO ESPÍRITO NO PENSAMENTO EUCARÍSTICO DE JOÃO CALVINO

Autores

  • Lucas de Azevedo Carvalho

Palavras-chave:

Calvino, Presença Espiritual, Eucaristia, Espírito Santo, Tradições Reformadas

Resumo

João Calvino destacou-se como um dos grandes nomes da teologia, sendo um referencial para a cristandade. Seu pensamento eucarístico desempenha um papel significativo nas tradições reformadas, com conceitos como "presença espiritual de Cristo" e "sursum corda" influenciando a compreensão da santa ceia. Calvino rejeitou a transubstanciação romana, a consubstanciação luterana e a visão memorialista de Zwinglio, propondo uma presença espiritual de Cristo nos elementos da ceia, que servem como meios de graça e sacramentos. Calvino se opôs à ideia de que Cristo desce do céu para estar presente nos elementos eucarísticos, enfatizando a importância da presença do Espírito Santo na ceia, permitindo que os crentes sejam elevados aos céus espiritualmente. Ele buscou uma via média entre as posições extremas, defendendo uma presença espiritual de Cristo na ceia, sem recorrer à transubstanciação, consubstanciação ou pura memorial.

Biografia do Autor

Lucas de Azevedo Carvalho

Mestre em Teologia Sistemática no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ). Bacharel em Comunicação Social pelo Uniceub (DF). Graduado em Teologia com ênfase nas línguas originais pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (Atibaia/SP). Especialista em Aconselhamento Bíblico pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

Carvalho, L. de A. . (2023). PAPEL DO ESPÍRITO NO PENSAMENTO EUCARÍSTICO DE JOÃO CALVINO. Revista Teológica Doxia, 8(12), 84–97. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/44