CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS À ÉTICA CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE

Uma Reflexão sobre Relativismo Ético e a busca pelo Consenso

Autores

  • Wendell Leonardo Pereira FBC (ES)

Palavras-chave:

Ética Cristã, Relativismo, Pós-modernidade

Resumo

A moral e a ética ocidental têm como referência o pensamento cristão. Após a Re-forma Protestante a hegemonia religiosa do catolicismo é ameaçada. Com o Ilumi-nismo a humanidade passa do pensamento teocêntrico para o antropocêntrico. A ética de fundamento cristão é agora confrontada pela razão. A filosofia kantiana racionaliza a espiritualidade cristã transformando-a em uma ética “neutra”. Já Ni-etzsche a descreve como uma forma de mecanismo para dominação. A efervescên-cia intelectual da modernidade, mas principalmente em Nietzsche cria as bases para o vazio de significado, denominado niilismo. Tal pensamento trata da ausência de sentidos que produz o relativismo peculiar a pós-modernidade com suas implica-ções.

Biografia do Autor

Wendell Leonardo Pereira, FBC (ES)

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV), Especialista em Ética,

Cidadania e Subjetividade, pela Escola Superior de Teologia (EST). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (FACETEN) e Licenciado em Fi-losofia pelo Centro de Ensino Superior FABRA. Professor da graduação em Teologia do Centro de Ensino Superior FABRA.

Downloads

Publicado

05.12.2016

Como Citar

Pereira, W. L. . (2016). CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS À ÉTICA CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE: Uma Reflexão sobre Relativismo Ético e a busca pelo Consenso. Revista Teológica Doxia, 1(1), 4–18. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/47