JUDAÍSMO E MILENARISMO NO ADVERSUS IUDEOS DE JOAQUIM DE FIORE (1135-1202)

Autores

  • Valtair Miranda
  • Leonardo dos Santos Silveira

Palavras-chave:

Joaquim de Fiori, milenarismo, Adversus Iudeos, escatologia, Itália Medieval

Resumo

Joaquim de Fiore (1135-1202) foi um notário do Reino normando da Sicília, atuante na sede do reino em Palermo e em algumas regiões da Itália meridional, pelo menos até 1167, quando deixou a corte a fim de fazer uma peregrinação à Jerusalém. Enquanto monge, e eventualmente abade, de Corazzo e Fiore, Joaquim escreveu diversos livros, cartas, panfletos e sermões, geralmente conjugando reflexão histórica e exegese de textos sagrados. O propósito deste artigo é apresentar o tratado intitulado “Adversus Iudeos”. A obra é um exercício de exegese medieval onde o abade discute passagens das Escrituras judaicas, apontando como elas deveriam ser lidas em relação a temas específicos do Cristianismo, como Trindade, encarnação de Jesus e hermenêutica cristológica. Nela ele visualiza um papel significativo para os judeus no terceiro status da história, integrando-os assim à sua visão milenarista. Além da introdução e das considerações finais, o artigo está dividido em quatro partes: exposição de forma breve sobre o termo milenarismo e a espiritualidade cristã do período medieval; um panorama da vida de Joaquim de Fiore; o apocalipsismo reformador enquanto fator para explicar as opções religiosas do abade e; explicações concernentes a obra Adversus Iudeos a fim de ajudar o leitor/pesquisador a compreender o seu milenarismo.

Biografia do Autor

Valtair Miranda

Doutor em Ciências da Religião Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e em História Comparada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Diretor Acadêmico da Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT).

Leonardo dos Santos Silveira

outor e Mestre em Teologia (Área de Concentração: Teologia Bíblica) pela PUC-Rio. Realiza Estágio de Pós-Doutorado no PPG de Teologia da PUC-Rio e está Doutorando em Letras Clássicas na UFRJ. Possui Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF, Especialização em Estudos Clássicos pela Universidade de Brasília, Especialização em Teologia Bíblica pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e Especialização em Ciências da Religião pela Universidade Estácio de Sá. É graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá e em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB, Bacharel em Letras (Habilitação: Língua e Literatura Grega) pela UFF e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Professor da Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT-RJ) e na Faculdade Teológica Batista Equatorial (FATEBE).

Downloads

Publicado

22.05.2024

Como Citar

Miranda, V., & Silveira, L. dos S. . (2024). JUDAÍSMO E MILENARISMO NO ADVERSUS IUDEOS DE JOAQUIM DE FIORE (1135-1202). Revista Teológica Doxia, 9(13), 81–97. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/7