ENSINO RELIGIOSO E SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO

Interseção com o pensamento de Edgar Morin

Autores

  • Danuza Fonseca Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Patrícia Gonçalves Oliveira Barbosa
  • Roney Ricardo Cozzer

Palavras-chave:

Ensino Religioso., Saberes, Educação, Transdisciplinaridade, Edgar Morin

Resumo

 

O componente curricular da Educação Básica, Ensino Religioso, na etapa do Ensino Fundamental, tal como entendido e previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode e, na verdade, necessita dialogar com determinados saberes que são pertinentes para a educação do futuro. Edgar Morin, pensador francês da educação, discorre sobre os sete saberes necessários para a educação do futuro. O objetivo deste artigo consistiu em interseccionar o Ensino Religioso com esses saberes indicados pelo pensador francês, buscando assim identificar pontos possíveis de convergência. A transdisciplinaridade foi a “plataforma” escolhida para viabilizar essa interseção. Neste caminho, o resultado que se busca na presente reflexão é que o Ensino Religioso seja refletido e praticado em uma perspectiva transdisciplinar, dialogando sempre com esses conhecimentos. Ter esses saberes em perspectiva ao Ensino Religioso contribui para que a disciplina seja relevante, de fato, e contribui também no sentido de que a atividade docente neste componente curricular seja atualizada e conectada a outras disciplinas.

 

Biografia do Autor

Danuza Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Patrícia Gonçalves Oliveira Barbosa

Doutoranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV)

Roney Ricardo Cozzer

Doutorando em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-RIO

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Publicado

12.12.2023

Como Citar

Fonseca, D. ., Barbosa, P. G. O., & Cozzer, R. R. . (2023). ENSINO RELIGIOSO E SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO: Interseção com o pensamento de Edgar Morin. Revista Teológica Doxia, 8(12), 138–147. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/108