ENSINO RELIGIOSO E SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO
Interseção com o pensamento de Edgar Morin
Palavras-chave:
Ensino Religioso., Saberes, Educação, Transdisciplinaridade, Edgar MorinResumo
O componente curricular da Educação Básica, Ensino Religioso, na etapa do Ensino Fundamental, tal como entendido e previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode e, na verdade, necessita dialogar com determinados saberes que são pertinentes para a educação do futuro. Edgar Morin, pensador francês da educação, discorre sobre os sete saberes necessários para a educação do futuro. O objetivo deste artigo consistiu em interseccionar o Ensino Religioso com esses saberes indicados pelo pensador francês, buscando assim identificar pontos possíveis de convergência. A transdisciplinaridade foi a “plataforma” escolhida para viabilizar essa interseção. Neste caminho, o resultado que se busca na presente reflexão é que o Ensino Religioso seja refletido e praticado em uma perspectiva transdisciplinar, dialogando sempre com esses conhecimentos. Ter esses saberes em perspectiva ao Ensino Religioso contribui para que a disciplina seja relevante, de fato, e contribui também no sentido de que a atividade docente neste componente curricular seja atualizada e conectada a outras disciplinas.