A DIDÁTICA DE JESUS

Uma análise a partir do Evangelho segundo Marcos

Autores

  • Danuza Fonseca Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Patrícia Gonçalves Oliveira Barbosa Faculdade Brasileira Cristã (FBC)
  • Roney Ricardo Cozzer

Palavras-chave:

Evangelho de Marcos, Didática, Jesus

Resumo

A imagem de Jesus apresentada em Marcos pode ser distinguida das imagens de Jesus apresentadas nos outros evangelhos. O segundo evangelho também apresenta Jesus como um homem mais voltado para a ação do que para a reflexão. Assim, o livro de Marcos é o evangelho que serve de baliza para a aposta deste artigo, que intenta identificar os princípios didáticos que Jesus utilizou em seu ministério. Marcos serve assim ao pressuposto de que é possível identificar uma didática de Jesus, levando em conta o cuidado de não cair em anacronismos. A análise do Evangelho segundo Marcos revela que Jesus utilizou uma variedade de métodos didáticos em sua forma expositiva lançando mão de pelo menos três dispositivos: parábolas, que são histórias que ilustram uma verdade espiritual; perguntas, como estímulo ao pensamento e discursos (ou sermões). Nossa tese encontra suporte nos estudos de Uwe Wegner, exegeta do Novo Testamento que trabalha com o método histórico-crítico, e outros exegetas. O relato dos dias de Jesus em Marcos, os ricos aspectos da cultura religiosa do judaísmo descritos no livro apontam o caminho e o porquê Jesus escolheu ensinar por meio de seu próprio exemplo, vivendo uma vida de amor, compaixão e serviço

Biografia do Autor

Danuza Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora e Mestra em Educação, Licenciada e especialista em Letra/Lingua Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Patrícia Gonçalves Oliveira Barbosa, Faculdade Brasileira Cristã (FBC)

Doutoranda em Ciências das Religões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV). Mestra em Economia pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Graduada em Economia pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). 

Roney Ricardo Cozzer

Doutorando em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

Downloads

Publicado

25.03.2024

Como Citar

Fonseca, D. ., Barbosa, P. G. O., & Cozzer, R. R. . (2024). A DIDÁTICA DE JESUS: Uma análise a partir do Evangelho segundo Marcos. Revista Teológica Doxia, 9(13), 10–37. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/22