A DIDÁTICA DE JESUS
Uma análise a partir do Evangelho segundo Marcos
Palavras-chave:
Evangelho de Marcos, Didática, JesusResumo
A imagem de Jesus apresentada em Marcos pode ser distinguida das imagens de Jesus apresentadas nos outros evangelhos. O segundo evangelho também apresenta Jesus como um homem mais voltado para a ação do que para a reflexão. Assim, o livro de Marcos é o evangelho que serve de baliza para a aposta deste artigo, que intenta identificar os princípios didáticos que Jesus utilizou em seu ministério. Marcos serve assim ao pressuposto de que é possível identificar uma didática de Jesus, levando em conta o cuidado de não cair em anacronismos. A análise do Evangelho segundo Marcos revela que Jesus utilizou uma variedade de métodos didáticos em sua forma expositiva lançando mão de pelo menos três dispositivos: parábolas, que são histórias que ilustram uma verdade espiritual; perguntas, como estímulo ao pensamento e discursos (ou sermões). Nossa tese encontra suporte nos estudos de Uwe Wegner, exegeta do Novo Testamento que trabalha com o método histórico-crítico, e outros exegetas. O relato dos dias de Jesus em Marcos, os ricos aspectos da cultura religiosa do judaísmo descritos no livro apontam o caminho e o porquê Jesus escolheu ensinar por meio de seu próprio exemplo, vivendo uma vida de amor, compaixão e serviço