A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS AO ENSINO TEOLÓGICO

Autores

  • Roney Ricardo Cozzer

Palavras-chave:

Metodologias, Ativas, Ensino, Teologia, Educação

Resumo

O presente artigo reflete sobre as Metodologias Ativas e sua utilidade e aplicabilidade no contexto do ensino teológico. Reconhecendo a necessidade de se considerar a especificidade de cada contexto em que se pretende aplicar metodologias e tecnologias pedagógicas, este texto lança um olhar sobre a utilidade e necessidade da utilização das Metodologias Ativas no ensino teológico, um tipo de ensino ainda fortemente marcado pelo modelo tradicional de ensinar que, por sua vez, inibe a participação-interação do discente e acaba por supervalorizar o papel do professor. Todavia, o que vem sendo demonstrado ao longo do tempo, por meio dos resultados do trabalho de pensadores da Educação como Jean Piaget e Paulo Freire, por exemplo, é que a interação é fundamental para o aprendizado. E as Metodologias Ativas valorizam o papel do aluno reconhecendo-o como
protagonista nesse processo.

Biografia do Autor

Roney Ricardo Cozzer

Doutorando em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

Downloads

Publicado

25.04.2021

Como Citar

Cozzer, R. R. . (2021). A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS AO ENSINO TEOLÓGICO. Revista Teológica Doxia, 6(10), 20–28. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/32