O DETERMINISTA-FATALISTA, O FILISTEU E O CRENTE

Categorizações kierkegaardianas sobre a pessoa diante do Desespero na Necessidade ou de Carência do Possível

Autores

Palavras-chave:

Kiekegaard, Desespero, Necessidade, Existência, Pecado

Resumo

Para o filosofo dinamarquês Søren Kierkegaard, o desespero é um dos meios pelo qual o ser humano toma ciência de si mesmo como uma síntese entre finito e infinito, de que é espírito. O desespero se manifesta nas várias relações dialéticas que envolvem a existência humana. Uma dela é a relação necessidade-possibilidade, sendo que o desespero pode tanto se manifestar no excesso de possibilidade ou falta da necessidade como também na necessidade ou falta do possível. Nesta última, o autor categoriza três tipos de pessoas, que se tornam uma espécie de padrão para o modo de lidar com o problema do desespero na experiência de existir. Assim, o objetivo deste ensaio é refletir sobre as categorias de desesperados que Kierkegaard apresenta na Primeira Parte, Livro III,  Capítulo I de O Desespero Humano, considerando cada uma dessas categorias com o modo de relação específica com o Desespero. Para tanto, far-se-á uma breve e básica apresentação do tema kierkegaardiano do desespero.

Biografia do Autor

Gladson Pereira da Cunha, Faculdade Brasileira Cristã (FBC)

Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrando em Filosofia e especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado em Filosofia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Ciências da Religião e graduado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenador e professor da graduação em Teologia da Faculdade Brasileira Cristã (FBC), em Serra/ES.

Downloads

Publicado

11.12.2023

Como Citar

Cunha, G. P. da . (2023). O DETERMINISTA-FATALISTA, O FILISTEU E O CRENTE: Categorizações kierkegaardianas sobre a pessoa diante do Desespero na Necessidade ou de Carência do Possível. Revista Teológica Doxia, 8(12), 121–137. Recuperado de https://faculdadebrasileiracrista.edu.br/revista/index.php/doxia/article/view/28